Apesar da elevação na captação, a produção de 2018 está abaixo da média

O preço do leite ao produtor subiu pelo sétimo mês consecutivo no pagamento de agosto, referente ao produto entregue em julho. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$ 1,246 por litro, sem o frete, alta de 1,4% na variação mensal e de 21,3% no acumulado de 2018. Na região oeste do Paraná este indicador foi próximo de R$ 1,2.

Em relação a agosto de 2017, o produtor está recebendo 10,6% a mais neste ano, mesmo ante o aumento na produção em toda a região Sul e a retomada no crescimento da oferta em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Dados parciais de agosto mostram que a captação leiteira aumentou cerca de 3% na média nacional, na variação mensal. Apesar da elevação, a produção de 2018 está abaixo da média de anos anteriores, o que explica o ganho nos preços. Segundo o Índice Scot Consultoria, o volume captado em agosto de 2018 foi 11,3% menor no comparativo anual.

Para o pagamento que será realizado em setembro, referente à produção de agosto,

22% dos laticínios pesquisados pela Scot acreditam em alta do preço do leite ao produtor (maioria localizada no Nordeste), 42% relatam estabilidade e os 36% restante estimam quedas nos preços, frente ao pagamento anterior.

Custos:

Depois de dois meses de queda, as despesas da atividade leiteira subiram em agosto. Segundo o Índice Scot Consultoria de Custo de Produção, o aumento foi de 3% em relação a julho e de 13,7% no comparativo anual.

Desde o início do ano, os custos acumulam um incremento de 8,9%. “As altas nos preços dos alimentos concentrados, principalmente o milho e o farelo de soja, puxaram o indicador para cima. Fertilizantes e produtos para sanidade animal também ficaram mais caros”, afirma em relatório a analista Juliana Pila.

O Paraná

Carlos Moraes

Carlos Moraes

Carlos Moraes, natural da cidade de Maringá – PR, jornalista, publicitário, formado em Marketing e pós graduado em gestão pública com enfase em cidades. É atualmente apresentador de Catve, empresário e palestrante com especialidade em implantação de programação local e regional em emissoras de TV. Moraes já trabalhou como repórter e apresentador em TVs afiliadas a Rede Globo, Bandeirantes, Rede TV, SBT, Educativa, Record e CNT. Fundou o jornal “Agora Paraná” na região metropolitana de Curitiba. Já escreveu nos principais jornais impressos do Paraná e trabalhou na implantação programas em diversas emissoras de rádio Brasil a fora. Em Cascavel trabalhou nas Rádios Colméia e Independência!

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *