A capital do Oeste do Paraná ficou bem posicionada no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras em termos populacionais – acima de 273.000 habitantes.

A pesquisa foi feita pela empresa de consultoria de São Paulo (Macroplan), que estrutura o ranking IDGM a partir de um índice que reúne 15 indicadores em 4 áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.  

Busca-se fornecer uma visão comparativa e evolutiva da situação do município, ao longo da última década.

Conforme o estudo, Cascavel ocupa a 12 º colocação no índice geral, 24º na colocação em relação a Educação, 17º na área de Saúde, 5º em Saneamento Básico e 55º em relação a segurança.

A cidade é o 83º município com maior população do Brasil e o 5º do Paraná com 319.608 habitantes.

Sua área é de 2.100,8 km² e a densidade demográfica de 152 hab/km² e seu PIB é de R$ 10,1 bilhões.

Com base em complexidade de gestão e disponibilidade de recursos, Cascavel subiu na última década  56 posições, ficando em 2º lugar nacional no índice de coleta de esgoto.

Ela também teve 100% de melhorias no Índice de acesso a água.

E vale destacar que o primeiro lugar desta lista também é de uma cidade paranaense: Maringá que, conforme os parâmetros do Estudo, reúne os melhores resultados.

Preocupação:

O ponto mais frágil de Cascavel, segundo o os indicadores, é a Segurança. A posição é a de número 55.

O que atrapalha o bom desempenho de Cascavel neste indicador é o número de mortes no trânsito e justifica o rótulo de cidade com um dos piores trânsitos do Brasil.

 

Para ter acesso a pesquisa:

www.desafiosdosmunicipios.com/idgm-educacao 

Carlos Moraes

Carlos Moraes

Carlos Moraes, natural da cidade de Maringá – PR, jornalista, publicitário, formado em Marketing e pós graduado em gestão pública com enfase em cidades. É atualmente apresentador de Catve, empresário e palestrante com especialidade em implantação de programação local e regional em emissoras de TV. Moraes já trabalhou como repórter e apresentador em TVs afiliadas a Rede Globo, Bandeirantes, Rede TV, SBT, Educativa, Record e CNT. Fundou o jornal “Agora Paraná” na região metropolitana de Curitiba. Já escreveu nos principais jornais impressos do Paraná e trabalhou na implantação programas em diversas emissoras de rádio Brasil a fora. Em Cascavel trabalhou nas Rádios Colméia e Independência!

Ver todas as postagens

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *